segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Prosa sem verso (ou conversa fora no cigarro dos outros é refresco)


CENA 1- FUMÓDROMO-EXT-TARDE

Dois redatores conversam na pausa para o cigarro de uma reunião de conteúdo.

-Pensei numa coisa que talvez você goste.

-O quê?

-Em brincar com esse conceito de humildade do ar.

-Humildade ou umidade?

-Humildade com H.

-Tipo humildade relativa?

-É, tipo, você poderia usar numa de suas crônicas alguma coisa como ‘veio um vento seco e baixou a humildade do ar’.

-Gostei, interessante, mas acho que isso cabe mais nos hai cais mesmo.

-Pô, mas hai cai...

-Saquei, você quer dar a ideia mas eu tenho de usar onde você gosta, é isso?

-É, tipo...

-Agora você deu pra falar frases pela metade, é moda?

-Passei um tempo em Sampa, será que tem a ver?

-Tô indo pra lá essa semana.

-Fazer?

-Exercitar minha humildade.

-Hahahahahaha.

-Sério, vou pra abertura de uma exposição de fotos onde tem uns textos meus.

-Tinha esquecido que você é metido nesse negócio.

-Pois eu nunca esqueço.

-Qual foi?

-Nada, tô alongando minha humildade até ela virar modéstia e você se vir obrigado a me elogiar.

-Hahahahahaha. Cara, você bebeu?

-Ainda não, tá cedo, meu.

-Mas então, vai usar ou não vai usar minha ideia?

-Vou, sim, de repente coloco numa próxima exposição.

-Pô, mas exposição...


CENA 2- CAMA DE CASAL- INT- NOITE

Redator e sua mulher acabaram de fazer um amorzinho e fumam um cigarrinho.

-Mas ele falou quantas vezes nesse negócio de humildade relativa?

-Pelo menos umas quatro, mozão...

-Será que ele tem probleminha?

-Como assim, probleminha?

-Ué, lá no trabalho tem um cara que todo dia conta algum episódio sobre as duas semanas que ele passou na Europa na década de noventa. Daí, como tem um monte de mentira no meio, ele volta e meia se contradiz, mas todo mundo escuta porque sabe que ele tem probleminha e chutar cachorro morto é uma coisa muito feia.

-Talvez você esteja certa.

-Como talvez? Você casou comigo justamente porque alguém tinha que estar certo.

-É verdade.

-Alcança minha algema que essa conversa me excitou?


CENA 3- CLÍNICA DE ESTÉTICA-INT-NOITE

Redator conversa com seu esteticista.

-Mas ele falou quantas vezes nesse negócio de humildade relativa?

-Pelo menos umas quatro.

-Será que ele tem probleminha?

-Como assim, probleminha?

-Ué, aqui no salão tem clientes que sempre contam episódios de suas vidas, como as duas semanas que passaram na Europa na década de noventa, mas, daí, como tem um monte de mentira no meio, eles volta e meia se contradizem, mas todo mundo escuta porque sabe que eles têm probleminha...

-E chutar cachorro morto é uma coisa muito feia, né?

-É mais desnecessária do que feia...

-Talvez você esteja certo.

-Como talvez? Você hidrata comigo justamente porque alguém tinha que estar certo.

-É verdade.

-Alcança meu cd da Enya que essa conversa me inspirou?


CENA 4- PISCINA DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO-EXT-NOITE

Redator, enquanto nada, conta os ladrilhos do fundo da piscina e resolve que ou se separa ou muda de esteticista.

Nenhum comentário: