segunda-feira, 10 de março de 2008

alícia não mora mais ali

alguém disse pra alícia que a vida era simples e fácil e, não se sabe bem porque, ela acreditou. como sua rotina classe média zona sul arroz feijão bife e batata frita não sofria grandes abalos sísmicos, continuava distribuindo seu sorriso ortodonticamente correto, sem cáries e com hálito puro. quanto mais sorria, mais achava que quem disse pra ela que a vida era simples e fácil estava certíssimo. enquanto os problemas reais não apareciam, alícia se imbuía na criação de neuroses em cativeiro. a última delas surgiu depois de ler uma reportagem sobre os malefícios do glúten na dieta. impresionante como a coisa atingiu níveis assombrosos. - alô, queria falar com a alícia. - é ela. - oi, fofinha, aqui é clara. - oi, clara, tudo certo? - tudo querida, olha, tô te ligando pra dizer que a amara chegou de barcelona hoje e convidou todo mundo pra tomar uma cerva na choperia do marido da rose, que tal? - não vai dar não. - por que, meu bem? - porque cortei o glúten da minha dieta e cerveja contém glúten. - poxa, mas você está com algum problema de saúde que te impede de comer glúten? - não, mas eu quero me prevenir, né? quero ter uma vida longa e saudável e o glúten é um inimigo muito poderoso. pra você ter uma idéia, cortei todos os derivados de farinha de trigo da minha dieta. - tá certo, mas você pode ir e não beber, que tal? - mas o lance é que se eu começar a ver vocês bebendo e rindo, vou ficar mal e deprimida. - mas amiga, esse momento é tão especial, a amara tá em barcelona há 10 anos e está louca pra encontrar a gente. faz uma forcinha, vai. - clarinha, tenho que desligar, depois ligo pra amara. beijo. - beijo. alícia não foi à choperia. também não ligou pra amara. também não comeu mais pão francês. também parou de sair com as amigas para boates, pois não conseguia vê-las bebendo e ficar abstêmia. colocou na dieta sem glúten todas as expectativas de uma vida saudável e bem sucedida. virou uma chata mal comida resmunguenta, uma escrava do próprio cativeiro. mesmo não tendo mudado de endereço, a impressão que se tinha era a de que alícia não morava mais ali.

Nenhum comentário: