segunda-feira, 10 de março de 2008

Mulheres que bebem

- Ele é bem legal, vai!
- Jura?
- Se for preciso, posso até jurar...
- Mas você se lembra da noite toda, tintim por tintim?
- Sim.
- Lembra do debate sobre as mulheres que bebem?
- Lembro.
- Mesmo?
- Sim.
- Nossa...
- É, realmente, ele foi infeliz naquelas colocações, mas acho que foi por causa da avó dele...
- Avó, é? Sei...Pra mim, ele disse aquilo só porque é um machista dos infernos!
- Ah, que exagero!
- Se liga, boneca! Não é porque o rapaz é cheiroso e se veste com certa dignidade que ficou isento de ser um merda!
- Pára de levar essa história tão a sério! Nem teve tanta importância, vai!
- Pra você pode não ter tido, mas eu achei aquilo um acinte! Onde já se viu uma coisa dessas? O bofe, já no décimo chopp, acompanhando o ritmo frenético da mesa, resolve comentar, na frente das fêmeas presentes, que não gosta de mulher que bebe! Tive vontade de mandá-lo praquele lugar!
- E por que não mandou, então? Logo você, que se diz tão espontânea! Devia ter-se colocado!
- Ah, não tava a fim de criar conflito em plena noite de sexta-feira. Mas, porra, quem ele pensa que é? O fundador do AA? O defensor supremo da moral e dos bons costumes da classe média bacaninha portadora de laptop wi-fi? Ah, se eu fosse homem...comigo ele não se criava!
- Você é igualzinha a ele, só que na versão mulher! Não sei porque se ofende. Vocês são feitos da mesma matéria.
- Qualé? Tá me chamando de machista agora?
- Não é isso, querida, mas acho que o comentário dele não foi tão ofensivo. Acho que ele é um cara traumatizado com o alcoolismo. A avó dele bebeu até morrer, sabia? Pesada a história da coroa! Ele me contou que ela, já internada no hospital, pedia birita pra ele! A coroa vomitava, se limpava e continuava pedindo birita. Sabe o que é passar por isso ainda adolescente? Sinistro, amiga! Dá um desconto pro rapaz! Essa é uma seqüela dele...
- Aham...
- Pô, a gente tem que tentar entender que as pessoas têm dores abissais e que elas se manifestam de vez em quando, até mesmo em momentos de pura diversão. Olha, eu tenho certeza que ele não teve a intenção de ser desagradável, nem quis ofender abertamente todas as mulheres que bebem. Ele é só um cara fudido emocionalmente. Mas é uma pessoa boa, acredite!
- Você tá dando pra ele, não é?
- Putz...
- Tá, né? E pelo visto tá bom o negócio...
- Ai, ai...
- Impressionante, cara! Mulher é foda!
- Acho melhor você parar com essa pilha agora!
- Não páro não! Duvido que você tivesse essa postura se ele não te atraísse sexualmente! Aí, tenho certeza que você estaria do meu lado, estaria dizendo que reparou o quão machista foi o comentário dele e blá blá blá...mas a buceta fala mais forte, né?
- Olha só! Parou, ok? Parou! Você pensa que é quem, minha cara? Não sabe da missa a metade e fica pagando de feminista. Feminista de merda, diga-se de passagem, porque na hora que o machista dos infernos puxou a conta e pagou tudo no cartão dele, ninguém se manifestou. Geral ficou caladinho!
- Depois do que ele disse, tinha mais que obrigação de pagar a conta!- Ai, que nojo!
- Se você acha que eu não tô certa, por que você não se ofereceu pra rachar a conta com ele?
- Porque ele me come, ok? Porque depois dali, deixamos vocês em casa e trepamos até dez da manhã. Desculpe, mas eu gosto de homem que paga a minha conta, que abre a porta do carro, que me recebe com flores no aeroporto, que repara no meu corte de cabelo, que acende o meu cigarro e blá blá blá. Pode me chamar de antiquada, pode dizer que minha buceta fala mais alto. Alias, ela não fala alto não, amiga. Ela grita, berra, uiva! Ela é feliz, assim como a dona. Entendeu?

Diante do abismo que se abriu, as amigas precisaram ficar um tempo sem se encontrar.

Porque, por mais que o mundo venha discutindo a situação da mulher contemporânea e todos os fascinantes caminhos a serem percorridos por ela, muita coisa ainda clama por um código de ética, por um glossário ou até mesmo por uma bola de cristal.

No fundo, ainda que debaixo de muito ácido fólico, todas nós temos um quê de bruxa. Só que a fogueira em que ardemos é a da hipocrisia suprema.

Nenhum comentário: