segunda-feira, 10 de março de 2008

O impedimento

- tira daí! não deixa eles avançarem mais! isso! passa a bola! ai meu deus, anda logo! por que o parreira escalou esse rapaz?

a resposta para todas as aflições de jane estava além de sua compreensão de fêmea que somente assiste a partidas de futebol de 4 em 4 anos.

- querida, fica fria, o menino é craque.

- não sei porque você fica defendendo ele. o cara não joga nada! fica ali esperando o lance vir até ele, se achando o tal. queria ver se eu fizesse isso lá no trabalho, se chegasse pra minha gerente e dissesse: ah, deixa a freguesa! na hora que ela decidir o que quer comprar, ela procura uma de nós! ai meu deus! tá impedido! tá impedido!

- não, querida, não está impedido! além do mais, seu trabalho é bem diferente do dele.

- claro que está impedido! não tem ninguém da defesa entre ele e o goleiro! ahá! te peguei! eu sei o que é um impedimento! eu não sabia na copa passada, mas agora eu sei!

- tá bem, você sabe! mas não tem como comparar a responsabilidade que você tem no seu trabalho com a dele, meu bem.

- não tem porque você é homem e homem não entende nada disso. imagina se eu atendo mal uma madame fresca que resolveu levar o poodle com ela? se eu não dou atenção ao animal ou deixo passar alguma idéia de que é absolutamente esquizofrênico - pra não dizer anti-higiênico - levar cachorro no colo pra fazer compras e ficar lambendo o bicho e beijando o bicho e falando que vai dar festa de aniversário pro bicho? é cada doida que entra ali, cada história. você tinha que ver antes de falar isso. viu como tava impedido? eu podia até ser comentarista.

o menino estava mesmo impedido e o marido de jane, ficando irritado. apesar de ser um homem paciente e de amar muito a esposa, quando se tratava de futebol, gostava de dar a última palavra. e a penúltima também. mas, como já tinha tomado várias biritas e estava anestesiado, resolveu adotar uma postura de mentecapto cool. ou de hipotireóidico hype.

- isso! de repente na próxima copa sobra uma vaga lá no sportv.

- então! ótimo! pode deixar que eu também te aviso se sobrar uma vaga de poodle lá na loja!

daí em diante o tempo fechou. parecia a final da copa de 50 quando o uruguai fez o segundo gol e destruiu o sonho do campeonato do mundo brasileiro, que vinha junto com a arquitetura e com toda uma idéia de nação vitoriosa. impressionante como uma conversa sobre futebol pôde desencadear paranóias subterrâneas e canhestras. em 2 meses se separaram. nem ao menos terminaram de ver aquele jogo juntos.

o calor do futebol e a euforia do pra frente brasil fizeram com que esquecessem que tem certas coisas que são indizíveis.

Nenhum comentário: